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9 Alimentos que Aceleram o Metabolismo

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Na hora de fazer a dieta, uma técnica comumente citada é tentar acelerar o metabolismo. Mas o que exatamente é o metabolismo e como fazer para acelerá-lo?

O Metabolismo é o processo pelo qual nosso corpo converte os alimentos que consumimos em energia. Por meio de várias reações químicas que ocorrem no nosso organismo, as calorias daquilo que comemos ou bebemos são combinadas com oxigênio para poder liberar a energia que nosso corpo precisa para funcionar.  E isso ocorre a todo o momento: até quando estamos dormindo, nosso corpo precisa de energia para manter suas funções vitais, como a respiração, a circulação sanguínea e a regeneração das células.

A questão é que as taxas de calorias gastas para manter essas funções variam de pessoa para pessoa, fazendo com que algumas pessoas possuam um metabolismo rápido outras possuem um mais lento. Alguns fatores contribuem para essa variação, tais como idade (a taxa normalmente cai acentuadamente a cada década depois dos 30 anos), sexo (homens tende a ter um metabolismo mais rápido do que mulheres, por possuir mais massa muscular) e composição corporal.

Mas como posso acelerar o meu metabolismo?

Além da prática de atividade física moderada ou intensa, o consumo de determinados alimentos pode aumentar a taxa de calorias gastas no seu metabolismo. Mas quais alimentos? Confira a lista abaixo!

1. Pimenta

Aposto que já ouviu a expressão “a pimenta emagrece”! E isso não deixa de ser verdade, pois ela é um alimento termogênico, ou seja, aumenta a temperatura interna do corpo. Um de seus principais componentes ativos, a capsaicina, é um potente estimulante do metabolismo, pois por aumentar a temperatura interna, obriga o corpo a utilizar seus próprios estoques de gordura para reestabelecer a temperatura normal.

2. Chá verde

O chá verde é rico em flavonoides e cafeína, substâncias que aceleram o metabolismo, além de ter o efeito diurético, que ajuda a diminuir a retenção de líquidos.

3. Claras de Ovos

As claras dos ovos são ricas em proteínas de alto valor biológico, ou seja, bem aproveitadas pelo nosso organismo. Isso porque cada clara fornece 4 gramas de proteínas e apenas 17 calorias, mas o corpo gasta muito mais energia para processá-la em aminoácidos. As claras também são fonte de leucina, que estimula a sínteses de proteínas e controla a liberação de insulina pelo pâncreas.

4. Aveia

O cereal é uma ótima opção para acelerar a queima de gordura. As fibras da aveia, as betaglucanas diminuem a reabsorção do colesterol. Além disso, mesmo em porções pequenas, a aveia ajuda no metabolismo da glicose, melhorando a sensibilidade à insulina.

5. Canela

Ao ser ingerida, a canela ajuda a glicose a entrar nas células, ao mesmo tempo em que eleva a temperatura corporal. Fazendo isso, o pâncreas libera menos insulina, sendo que esta desacelera o metabolismo e bloqueia a queima de gordura, resultando em um melhor aproveitamento dos ácidos graxos como fonte de energia.

6. Atum

Além dos milhares de benefícios para a saúde que o atum oferece, ele ainda é fonte de ácidos graxos e ômega 3, que estimulam a produção de leptina, o hormônio que está ligado à saciedade. Além disso, o ômega 3, ainda melhora o metabolismo da glicose, aumentando a sensibilidade à insulina. O peixe também é fonte de proteínas de alto valor biológico, que exigem mais calorias durante a digestão e estimulam a formação de tecido muscular.

7. Café

Possui grandes quantidades de cafeína, que pode acelerar o metabolismo quando consumido. A quantidade recomendada é de até 5 xícaras de 150 ml por dia, sendo ideal evitar seu consumo em casos de gastrite, pressão alta ou insônia.

8. Guaraná

Por possuir cafeína, o guaraná tende a aumentar o metabolismo, mas atenção: seu consumo à noite deve ser evitado.

9. Peito de Peru

Além de fornecer proteínas completas com um baixo teor de gordura saturada, o Peito de Peru contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor que ajuda a reduzir a vontade de comer carboidratos refinados. O Peito de Peru também acelera o metabolismo, devido às suas proteínas magras que requerem tanta energia do corpo que acabam provocando o aceleramento.

Lembrando que esses alimentos devem ser prescritos por nutricionistas, pois seu consumo excessivo pode causar problemas como insônia e pressão alta.

Fonte:

https://www.mundoboaforma.com.br/15-alimentos-que-aceleram-o-metabolismo/

 https://www.tuasaude.com/alimentos-que-aceleram-o-metabolismo/

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